"Life is not about waiting for the storm to pass. It's about learning to dance in the rain"

Vivian Green


quinta-feira, 11 de março de 2010

Regresso ao espaço de trabalho...

Não tinha retornado desde 8 de Janeiro... a ultima sexta-feira "normal" que tive. Na segunda-feira seguinte fui fazer a ecografia morfológica das 32 semanas. 11 de Janeiro.
Nunca mais lá voltei. Foi o dia em que tudo mudou.
Fui a pedido da minha coordenadora, que após a minha manifestação de intenção de regressar ao trabalho no início de Abril, me solicitou que lá passasse primeiro, para eu avaliar como me sentiria.
Foi... difícil. Muito.
Fui no horário pós-laboral. Tive o cuidado de escolher um dia em que estivessem lá muito poucas colegas e que fossem aquelas com que me dou melhor...
A última vez que cruzei aquela porta estava tão feliz... Tinha a minha menina a caminho. Ela estava bem e tudo na minha vida parecia maravilhoso: tinha o meu G. bem, com a alegria que o caracteriza e feliz no seu novo colégio (o que muito me tranquiliza) e o meu M. no seu de sempre - maravilhoso e de bem com a vida.
Tinha acabado de passar a contrato sem termo no meu trabalho, depois de tanto sacrifício para ter uma situação profissional minimamente estável e regular.
Recordo-me de na passagem de ano pensar: "foi um ano muito, muito bom; estou feliz". De na passagem de ano desejar em silêncio muita felicidade e tudo de bom para o meu G., a luz da minha vida, para o meu M., para os meus pais e irmã. À minha doce C., que ansiava aconchegar nos meus braços, desejei "uma boa vinda" para a nossa família. Que fosse uma menina feliz.... que partilhasse da nossa alegria...

Regressar ao trabalho... é algo que anseio muito por um lado... sempre gostei de trabalhar e nunca me imaginei em casa. Preciso e é importante para mim ter o meu trabalho. Mais do que uma necessidade económica, claro, é uma necessidade pessoal. Gosto de ter uma vida profissional e de nela investir. Se gostaria de trabalhar menos horas e dispor de mais tempo para a família? Sim, claro que sim; sem dúvida! Mas abdicar da minha actividade profissional, isso nem pensar...
Mas neste momento voltar ao trabalho é algo que me assusta verdadeiramente. Tenho receio de não "estar à altura" de responder a todas as solicitações; de não aguentar viver o regresso ao trabalho enquanto a minha doce C. está no meu pensamento a todos os minutos...
Tenho medo de não "dar conta do recado".
Tenho receio de me confrontar com as 2 colegas grávidas; com as que planeiam ficar gravidas este ano e com a que vai regressar de licença de maternidade este mês. Soube hoje que a 3ª colega grávida teve o seu bebé ontem; um menino com o mesmo nome do meu G. (que seja feliz... muito). Não fico triste por elas terem uma alegria e um privilégio que eu não tive; fico triste por mim, por não poder ter a minha doce C. aqui, nos meus braços.
Por apenas lhe dizer em silêncio o que todos os dias digo em voz alta ao meu G. quando o abraço e o beijo: "A mamã adora-te; és a coisa mais importante da vida da mamã. Vou amar-te sempre!"

Sem comentários:

Enviar um comentário