"Life is not about waiting for the storm to pass. It's about learning to dance in the rain"

Vivian Green


quinta-feira, 25 de março de 2010

A causa...

A minha C. tinha uma "má formação cardíaca complexa grave"; foi o que nos informaram naquele 11 de Janeiro que nunca esqueceremos. Não sobreviveu para que eu a pudesse abraçar e proteger de todos os males...
O certificado de óbito que nos foi entregue na maternidade referia como causa de morte a mesma expressão: "má formação cardíaca complexa grave"...

Não quisemos correr mais riscos. Sabemos que o G. sempre foi uma criança saudável. Mas também encontrámos alguns estudos que referem que pais de crianças com este tipo de cardiopatia congénita têm uma probabilidade ligeiramente superior (2/3%) de ter outra criança com algum problema cardíaco (ainda que possa ser de muito menor gravidade). Hoje o G. foi fazer um exame cardíaco completo com ecocardiograma.
Recorremos ao mesmo cardiologista pediatrico que nos fez o ecocardiograma fetal na Maternidade, agora pelo privado, claro. Está optimo! Felizmente!
O cardiologista não achou disparatado termos ido fazer uma avaliação cardíaca ao G. (como eu receava). Foi simpático com o pequeno. Disse-lhe que ia ver o Ben Ten no monitor ecográfico e os Gormitis também! O G. ficou todo entusiasmado, claro! Claro que só viu manchas... Lá inventei que estava muito nevoeiro no monitor e não dava para ver bem os seus heróis... Aceitou a explicação, na inocência dos seus 4 anos. Ainda bem. Ele sabe que a maninha partiu para o Céu porque "tinha um dói-dói no coração" e por isso não lhe queriamos dizer que o exame que ia fazer era do foro cardíaco (para ele não associar). Correu bem.
Sobretudo, fiquei muito aliviada por saber que o coração do meu "menino grande" está bem!

Hoje foi também dia de Missa por Intenção à nossa C.. Fomos eu e o M., como a todas as que marcamos pela alma da nossa menina. Amo-te minha filha. Para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário